quarta-feira, 2 de setembro de 2009

II Congresso INGESC


Instituto de Genealogia de Santa Catarina – INGESC
II Congresso Catarinense de Genealogia.
Santa Catarina: “Questio Originis” –
Origens Demográficas e Destinos.
11 a 13 de setembro de 2009 - Florianópolis/SC




Prezados Senhores,

Encaminhamos release de palestra a ser proferida durante o II Congresso Catarinense de Genealogia, promovido pelo Instituto de Genealogia de Santa Catarina:

Brasilidade. História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nas Escolas

Ministrante: Professora Sinira Damaso Ribas.

Data e Local: 12/09/2009, às 09h10min, Auditório Pe. Eduardo Michelis, Casa de Encontros Provincialado do Coração de Jesus, Florianópolis/ SC.

A Lei 11.645/2008 torna obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena nos estabelecimentos de ensino fundamental e ensino médio, públicos e privados.

A palestrante apresentará à comunidade o Caderno Pedagógico Brasilidade. História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, de sua autoria, direcionado para alunos de 6.º ao 9.º ano do Ensino Fundamental, trabalho no qual busca levar alunos e educadores a se posicionarem de maneira reflexiva e crítica sobre o significado e abrangência que o tema propõe.

É também proposta desse caderno pedagógico repensar a forma de trabalhar a multiculturalidade na escola, numa tentativa de contribuir com a construção de relações em que a diversidade seja foco de respeito e reflexão. O tema propicia a aprendizagem e a apreensão de algumas peculiaridades dos povos indígenas e de afrodescendentes, reconhecendo essas culturas e sua contribuição valorativa para a formação do povo brasileiro miscigenado.

O estudante e a sociedade devem reconhecer o quanto herdaram dos povos brasílicos originais e das culturas trazidas pelos africanos para fortalecer o sentimento de BRASILIDADE.

Sobre a palestrante: Sinira Damaso Ribas é Pedagoga, Especialista em Administração Escolar e Pós-Graduada em Interdisciplinaridade. Escritora de obras históricas, didáticas e paradidáticas, dentre as quais Resgate de Memórias. Papanduva em Histórias. Famílias; Coleções Corpo Enxuto I e II; Brasilidade. História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. É sócia-fundadora do Instituto de Genealogia de Santa Catarina – INGESC.
Organizadores II INGESC

CONSTELAÇÃO FAMILIAR SISTÊMICA E XAMÂNICA

Conhece a constelação xamânica? Dinâmica que muito tem ajudado pessoas a ver situações que se tornam problemas em suas vidas e mostra as sol...